Recomendação de filme sobre coaching: Advogado do Diabo
- Posted by Eneida Engel
- On julho 19, 2020
- coach, filme, recomendação

Este filme mostra um advogado da pequena cidade da Flórida , como sendo orgulhoso, vaidoso a ponto de vencer a qualquer preço. Mesmo sabendo que está errado faz de tudo para manter sua reputação de vencedor, esquece seus princípios morais, sua educação religiosa.
Também vemos pessoas poderosas, ricas que somente pensam em seus status e em suas aparências, contudo não são felizes.
Somos dual, somos luz e sombra, cabe a nós mesmos, aceitarmos nosso lado sombrio, e agirmos para que nossa luz brilhe. A partir de nosso autoconhecimento conseguimos ter consciência de nossas falhas, para assim reagirmos, atuarmos diretamente para nosso desenvolvimento, tornando-nos mais fortes. Este nosso lado sombrio que nos manipula nem sempre com a mentira mas com a verdade sobre nós mesmos. Contudo podemos escolher, ou seja temos o livre arbítrio, e devemos arcar com as conseqüências de nossas escolhas. A todo momento somos abordados por questões que nos levam a ter que decidir pelo bem ou pelo mal, e nos tornamos nossos próprios advogados.
Quando consideramos o processo de Executive Coaching, podemos nos deparar com executivos que enfrentam situações similares apresentadas no filme. Sendo altamente competitivos, focados em resultados, ambiciosos por poder, podem se deparar com conflitos internos entre decidir o que é certo e o que pode ser feito para vencer, pois não aceitam fracassos. Eles podem querer ser sempre o centro das atenções e ter uma vaidade muito acentuada. Trabalhar crenças, valores, ética junto a estes perfis de coachees será um desafio. Uma profunda reflexão deverá ser incentivada para preparar a mudança comportamental requerida. Dependerá do motivo pelo qual e por quem o contrato de coaching foi firmado. Ao se ter o conhecimento do objetivo do processo, poder-se-á traçar um plano, desde que acordado com o coachee envolvido. Na pré-avaliação será possível averiguar o contexto. Pode ser que as conseqüências de suas decisões estejam atingindo outras pessoas injustamente, e de uma forma drástica. Sua vida pessoal também pode estar comprometida, devido suas aspirações exacerbadas, como temos exemplificado no filme. O coaching poderá auxiliar o executivo a descobrir seus verdadeiros valores e incentivá-lo a buscar um alinhamento pessoal e profissional.
0 Comentários