Como lidar com o medo em tempos de pandemia?
- Posted by Eneida Engel
- On abril 25, 2020
Existe um medo que invade nossas mentes, que nos paralisa! E agora? o que vamos fazer? Temos dois caminhos a escolher: Continuarmos apavorados e deixarmos nossos corpos sofrerem com estes sentimentos negativos ou REAGIRMOS…Cuidarmos de nossas mentes para não deixarmos o negativismo nos torturar durante os períodos difíceis. Não é fácil mesmo! Mas, precisamos reagir! Precisamos usar nossa inteligência emocional para sobrevivermos às angústias que toda esta situação pode nos causar.
O medo é uma projeção de acontecimentos futuros. O conhecimento das notícias ruins nos faz ter medo do que possa nos acontecer. Pensar sobre as consequências indesejadas faz parte de nossa natureza em favor de nós mesmos, uma defesa que nos indica o que não devemos fazer. Portanto, isto nos ajuda! Porém, não é bom fixarmos nossa atenção somente naquilo que não queremos que nos aconteça e ficarmos inertes, ou deprimidos. Vamos trabalhar nossas mentes para desenvolver pensamentos positivos através de ações que nos tragam mais conforto. Vamos cuidar de nós mesmos, com alimentação saudável, exercícios, banho de sol, sono adequado, bem como cuidar daqueles que estão ao nosso lado, será uma reação positiva, de preparo, de força para enfrentamento do medo. Vamos canalizar nossas energias para objetivos. O que podemos fazer hoje por nós mesmos? Tomar decisões quanto aos nossos pontos de melhoria. Utilizar nossos pontos fortes para ajudarmos alguém.
Agora pode ser o SEU momento de aprimorar conhecimentos , habilidades e atitudes. Nós podemos escolher : vamos ficar sentados lamentando a situação, e procurar somente os assuntos negativos? OU…vamos aprender a direcionar os pensamentos para novas possibilidades, novas ideias, criando estratégias para superar estes momentos. Podemos ter foco em estreitar nossos relacionamentos com aqueles que estão conosco neste “isolamento”. Senão estaremos isolados verdadeiramente. Aos que vivem sozinhos em suas casas, procurem se comunicar com amigos, parentes. Atualmente há tantas opções de iteração virtual! Ter fé, esperança, de que conseguiremos ultrapassar tudo isto, será um reforço positivo para nossas mentes, fazendo-nos mais imunes fisicamente. É importante que tomemos consciência de nossas emoções para que possamos aprender a lidar com elas, como buscar alternativas para superar o pessimismo, a ansiedade, por exemplo. Isto é ter inteligência emocional.
Este momento pode ser especial, pois sem a correria do dia-a-dia temos tempo para aprofundarmos nosso autoconhecimento e reprogramarmos nossas mentes para o que nos faz crescer como indivíduos. Podemos ir além do que já fomos e fizemos até aqui! Vamos acreditar! Vamos ter fé! Fechemos nossos olhos e imaginemos um futuro melhor!
0 Comentários