Autoconhecimento – Será que você se conhece mesmo?
- Posted by Eneida Engel
- On novembro 21, 2021
- coach
Será que você tem uma percepção real de você mesmo?
O que é Autoconhecimento?
Um processo profundo de busca de nossa essência interior que está em constante evolução, cada um tem sua evolução, uns mais rápido, outros mais devagar, e está tudo bem!
Ter autoconhecimento é entender como enxergamos nossas vidas, nossa existência.
É observar como os outros nos vêem, é tomar consciência de: emoções, pensamentos, valores, crenças, frustrações, desejos, medos, hábitos, comportamentos.
O que acontece quando se tem autoconhecimento?
Há uma transformação em todas as áreas das nossas vidas (profissional, esportes, finanças, familiar). Agimos de forma mais sábia, com melhores decisões. Passamos a ter uma conexão com nossa essência, encontramos sentido maior às nossas vidas – um propósito.
Quais são os benefícios do autoconhecimento?
Desenvolvimento da automotivação e da autoestima, ganho de autoconfiança, amplitude de autoconsciência, melhora do estado físico, harmonia nos relacionamentos (quando nos conhecemos passamos a entender melhor as outras pessoas).
Como se desenvolve o autoconhecimento?
O caminho do autoconhecimento nasce de uma inquietação, algo não nos parece estar bem, sentimo-nos infelizes, desconectados, perdidos.
- Comece perguntando o por quê?
- Por que faço isso?
- Por que quero isso?
- Por que estou me sentindo assim?
- Por que estou reagindo assim?
- O que estou buscando? Por que?
- O que não estou enxergando?
- Qual significado que eu dou a cada coisa?
Para obter o autoconhecimento é necessário estar disposto a enxergar suas fortalezas, mas também suas fraquezas, seus pontos a melhorar.
É importante entender alguns conceitos para saber olhar para si mesmo de maneira mais assertiva.
Existe uma diferença entre eu ESTOU e eu SOU!
Afirmar ESTOU NERVOSO é bem diferente de SOU NERVOSO. Quando dizemos que “eu ESTOU” representa um estado momentâneo, uma reação a determinadas situações. Mas quando dizemos “eu SOU”, então significa um estado duradouro, relacionado com seu eu interior.
A maneira como pensamos sobre nós, influencia nosso modo de agir, e nossas ações influenciam nos resultados que buscamos, nos objetivos que queremos alcançar.
Por esse motivo, é muito importante compreender quem somos, bem como perceber em que “estado” nos referimos a nós mesmos, para não nos rotularmos erroneamente.
As crenças que formamos ao longo da nossa vida, podem limitar nosso desenvolvimento, nosso sucesso, como por exemplo:
Quando pensamos: EU SOU ASSIM MESMO ….significa estar conformado e não querer mudar…ou ter esta postura para sabotar a decisão de mudar.
Muitas destas crenças limitantes são adquiridas em vários momentos de nossa história, na infância, na adolescência e nos acompanham na fase adulta nos tornando indecisos, confusos, desconectados de nós mesmos.
Precisamos enfrentar estes fatores, aceitando e ressignificando o que aconteceu no passado. É preciso ter CORAGEM para seguirmos em frente, com foco no futuro, enxergando todo nosso potencial, para assim conquistarmos o que tanto almejamos.
Para desenvolver o autoconhecimento é importante não buscarmos soluções fora de nós mesmos; observarmos o mundo e a nós mesmos sem julgamentos; assumirmos responsabilidades sem colocá-las nas mãos de terceiros; mudarmos palavras, pensamentos para mudarmos nossas ações; desenvolvermos a autoaceitação ao invés de fazermos comparações; separarmos um tempo para nos observar e refletir.
O caminho do autoconhecimento pode ser árduo, mas o Coaching ajuda nesta trajetória pois durante o processo todo há evolução, descoberta, ações, ferramentas que auxiliam nesta conexão com nossa essência.
O autoconhecimento gera uma verdadeira transformação nas nossas vidas, no modo de ver o mundo exterior, no modo de viver com mais plenitude, com mais congruência, o que leva ao caminho do sucesso.
0 Comentários